17 jan Plano de negócios: se sua empresa não cresce, a culpa é sua!
O Brasil vem crescendo em números quando se fala em empresas abertas anualmente, cerca de 30% ao ano, o que sabemos que é bastante coisa. Porque estamos falando de mais empregos e mais rendas.
Mas quanto dessa porcentagem se preocupa com uma gestão humanizada, uma empresa rentável e uma contabilidade séria?
O que vamos falar hoje, é sobre a importância da contabilidade para o crescimento de uma empresa e porque é algo que não pode ser ignorado.
Afinal de contas, os trabalhos contábeis servem para ajudar os negócios a ultrapassarem certos obstáculos e conseguir aumentar seu faturamento e lucratividade.
Nós da Maximera, oferecemos serviço de contabilidade digital de alta qualidade e proporcionamos uma experiência única aos nossos clientes, visando não apenas ao atendimento das obrigações contábeis e fiscais, mas também agregar valor ao seu negócio.
No artigo de hoje, vamos abordar alguns pontos importantes como plano de negócios e quanto ele é fundamental para a sua empresa. Mas lembre-se em caso de dúvidas conte sempre com a gente!
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios descreve quais caminhos precisam ser percorridos para que os objetivos e metas de crescimento da empresa sejam alcançados. Com ele é possível identificar se uma ideia de negócio é viável ou não, diminuindo riscos para o empreendedor.
As informações compartilhadas nesse documento baseiam decisões estratégicas e ações no dia a dia das organizações. Além disso, muitas vezes, ele é exigido por bancos e investidores para atestar a viabilidade de uma empresa.
Logo, o documento contém todas as etapas exigidas durante a estruturação de uma empresa, assim como atesta a viabilidade do empreendimento e possíveis ocorrências sob o ponto de vista estratégico, mercadológico, operacional e financeiro, por exemplo
Qual a importância de um plano de negócios?
Esse documento é importante, porque o empreendedor toma decisões de investimento e gerenciamento mais estratégicos.
Além disso, por meio de um plano de negócios, o gestor conquista investidores, contrata financiamentos e adquire empréstimos. É importante ressaltar que o documento não elimina os riscos no futuro. Entretanto, ele tem um grande potencial de reduzir a ocorrência de erros.
Mesmo porque, sem uma análise aprofundada sobre a empresa e o monitoramento de todos os elementos que interferem na viabilidade do negócio — variáveis de mercado, eficiência de processos, qualificação da força de trabalho, efetividade no controle financeiro, entre outros, nenhum planejamento será suficiente para trazer os resultados esperados pela equipe gerencial.
Quais elementos integram um plano de negócios?
Um plano de negócios consistente para sua empresa, deve conter pelo menos as seguintes etapas:
Sumário Executivo
O documento tem como primeira parte reunir os tópicos de cada sessão, assim como um resumo da ideia do empreendimento e uma breve descrição da empresa. O sumário executivo precisa ser simples e conciso, mas deve abranger todas as informações tratadas no plano de negócios.
Análise de Mercado
Identificar o segmento de mercado que sua empresa pretende atuar, assim como qual a necessidade dos seus clientes, quais são seus principais concorrentes e fornecedores.
Plano de Marketing
Ferramenta estratégica que o empreendedor utilizará para alcançar suas metas de vendas e crescimento da empresa.
Plano Operacional
Descreve as informações para o pleno e correto funcionamento do negócio, tanto em relação ao arranjo físico (ou layout), que define a distribuição dos setores, equipamentos, móveis e funcionários no espaço físico da empresa, quanto às etapas e processos exigidos para que os produtos e serviços cheguem até os clientes.
Projeções Financeiras
No plano financeiro, é possível realizar projeções de custos iniciais, capital de giro, análise comparativa entre receitas e custos, entre outros. Com os valores apurados é possível construir o demonstrativo de resultados e o empreendedor analisa as receitas e despesas, fazendo projeções para saber se a empresa pode operar com lucro ou prejuízo.
Como fazer um plano de negócios no Canvas?
O Business Model Canvas, que em português seria o “quadro de modelo de negócios”, trata-se de uma grande ferramenta para planejamento estratégico, usada inclusive para organizar visualmente um plano de negócios. Nele cria-se um mapa visual em que são analisados aspectos como:
Proposta de valor: sem um propósito claro, não saberemos se o modelo é bom ou não?
Segmento de clientes
Canais de recepção e distribuição de produtos, matéria-prima e insumos
Canais de relacionamento com os clientes
Atividade chave
Recursos que amparam os processos
Parceiros de negócios
Fontes de receita
Estrutura de custos
Com o plano de negócios elaborado de forma estratégica, é possível trilhar um rumo mais objetivo e seguro para começar um empreendimento.
Você viu como é importante um plano de negócio para sua empresa?
É fato que esse documento deve ser montado por alguém que entenda do mercado e para chegar ao desfecho final, será preciso realizar uma análise detalhada das informações e dados, mapeando cada item que pode ser importante ao longo do caminho.
Mas isso não significa que o processo deve ser feito apenas por você, viu?
Aqui na Maximera, você pode para contar com o suporte dos nossos especialistas, que estão prontos para te esclarecer suas dúvidas com um atendimento personalizado.