29 mar Planejamento Tributário: o que é e quais seus benefícios?
O planejamento tributário é o meio que possibilita a economia na carga tributária, visando o crescimento da empresa, sempre dentro da lei.
Cumprir as obrigações fiscais e tributárias do seu negócio pode ser mais simples do que você imagina. Basta entrar em contato com a Maximera, oferecemos serviços em contabilidade digital altamente qualificados e temos uma equipe de especialistas preparada para atender às necessidades e demandas da sua empresa.
Quer se aprofundar no assunto e entender exatamente o que é planejamento tributário, sua importância e benefícios? Então, vem com a gente!
O que é planejamento tributário?
É uma das principais ferramentas que as empresas têm à disposição para obter mais economia tributária, bem como para garantir maior conformidade em suas operações fiscais.
Ele deve ser estruturado, por contadores, que avaliam as características do negócio e utilizam essa análise para orientar as decisões que dizem respeito aos tributos e impostos.
Qual é a finalidade do planejamento tributário? Que benefícios oferece?
O propósito do planejamento tributário é garantir às empresas a possibilidade de pagar menos impostos — o que, considerado o contexto fiscal brasileiro, tem caráter vital à estabilidade de um negócio. Para tanto, busca levantar todas as oportunidades possíveis e legais para a obtenção de isenções tributárias, para a redução de alíquotas, ou mesmo para o adiamento do pagamento de tributos — nos casos em que se necessita desafogar o caixa.
Mas não é apenas isso. O planejamento tributário também se propõe a oferecer mais segurança fiscal às empresas, antecipando riscos, facilitando a escolha do regime tributário ideal e proporcionando meios de aumentar a eficiência, a autonomia e a assertividade das operações fiscais.
Como fazer um planejamento tributário?
É preciso considerar uma série de questões, como por exemplo: a atual realidade do negócio, as metas que ele pretende alcançar, os resultados que obteve ao longo do tempo, o número de funcionários que possui, o regime fiscal em que está enquadrado, o seu faturamento, etc.
Leve todos em detalhes em conta, dessa forma, qualquer análise feita ou qualquer estratégia traçada será muito mais assertiva.
Depois disso, é preciso definir que tipo de planejamento se pretende realizar, se é um mais corretivo, mais preventivo ou estratégico, por exemplo. Isso porque as metodologias e ferramentas empregadas na hora da elaboração do plano podem variar de acordo com as demandas de cada empresa.
Por fim, é preciso saber que, para se traçar os melhores caminhos, é importante contar com ajuda de uma equipe especializada para um planejamento tributário eficiente.
Com isso em mente, é possível elencar alguns pontos que fazem parte do processo de elaboração de um bom planejamento tributário:
Escolhendo o regime tributário ideal
A escolha pelo regime fiscal em que se irá enquadrar uma empresa é, sem dúvida, a parte mais importante de um planejamento tributário. Além de ter caráter irreversível dentro de um período de doze meses, essa decisão gera impacto direto sobre as finanças de um negócio, visto que estabelece a forma como os tributos lhe serão cobrados e em quais porcentagens.
Sendo assim, na hora de elaborar o seu planejamento tributário, essa escolha deve ser a sua prioridade.
E para decidir com segurança, uma equipe especializada como a Maximera, pode orientar sobre as particularidades de cada regime tributário. MEI (Microempreendedor Individual), Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido oferecem diferentes vantagens e desvantagens, bem como estipulam critérios distintos para o enquadramento dos contribuintes.
Analisando o negócio
Para realizar um planejamento tributário assertivo, é necessário fazer uma análise minuciosa dos registros de desempenho da sua empresa, mas não somente, no âmbito financeiro.
Analisar também o faturamento bruto, líquido e variável, o custo tributário incidente sobre cada um deles e definir o quanto gostaria que esse impacto diminuísse. Isso ajustará o seu planejamento tributário de acordo com as suas necessidades, resultando em benefícios conforme às demandas do seu negócio.
Estabelecendo metas
Os objetivos do negócio devem ser considerados no momento da elaboração de um planejamento tributário. Assim, será possível certificar que qualquer estratégia traçada irá servir para beneficiar o empreendimento.
É importante definir metas de curto, médio e longo prazo e a partir delas, considerar as alternativas fiscais que mais serão interessantes para alcançá-las. Lembrando sempre de estabelecer objetivos plausíveis, de acordo com a capacidade da sua empresa.
De quanto em quanto tempo é necessário fazer um planejamento fiscal?
O indicado é realizar um planejamento tributário a cada novo ano-calendário — que orienta a contabilização de despesas e receitas de um negócio. Essa frequência é indicada principalmente porque é ao final desse período que as empresas têm a possibilidade de alterar o seu enquadramento fiscal, o que, conforme vimos, tem grande peso para a manutenção de um negócio saudável e em conformidade com a legislação fiscal.
Todo o cuidado em relação à área tributária de um empreendimento é benéfico
Gostou da matéria? Agora que você sabe mais sobre esse assunto, entre em contato com a Maximera e deixe com a gente o planejamento tributário da sua empresa.